DIREITO REGULATÓRIO

Estritamente relacionado ao direito aduaneiro e ao comércio exterior, o direito regulatório insere-se no serviço de assessoria prestado pelo escritório, que visa garantir a segurança e regularidade das operações de importação, especialmente quanto aos procedimentos de licenciamento junto aos órgãos intervenientes do comércio exterior, como:

  • ANVISA: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA é órgão anuente em importações de medicamentos, cosméticos, suplementos, insumos e produtos químicos, conforme o tratamento administrativo da NCM, que pode ser consultado no Portal Siscomex. Para obtenção de anuência da ANVISA são necessárias licenças específicas, que precisam ser obtidas, em sua maioria, antes da importação.

  • SUEXT: a Subsecretaria de Operações de Comércio Exterior – SUEXT, é órgão que substituiu o DECEX e é responsável pela anuência em casos em que há preço mínimo, quotas tarifárias e outras medidas que visam manter a competitividade dos produtos nacionais em face dos importados, também na importação de bens usados e daqueles que estão sujeitos ao exame de similaridade.

  • MAPA: O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, é responsável pela anuência nas importações de alimentos, vinhos, insumos agropecuários e fertilizantes.

  • Exército: por meio da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), o Exército anui em operações de importação de armas, explosivos e afins. Previamente à importação é necessária a obtenção de certificados e licenças, cujos procedimentos podem ser facilitados com o auxílio de profissional especializado.

  • Polícia Federal: é órgão anuente na importação de produtos químicos controlados, assim entendidos aqueles que possam ter aplicação na fabricação de entorpecentes, e estão sujeitos a rigoroso controle e rastreio. A peculiaridade relacionada a anuência pela polícia federal é a necessidade de envio periódico de relatórios relativos aos produtos importados, cujo descumprimento sujeita a empresa à aplicação de sanções.

As licenças de importação são importantíssimas para a importação de bens e mercadorias. Há uma série de normas e requisitos que necessitam ser observados para deferimento das licenças com a devida anuência. Situações de atraso incomuns e de exigências indevidas por parte dos órgãos anuentes podem ser discutidas, nas vias administrativa e judicial.

Também nos casos de autuações e aplicação de sanções por parte dos órgãos anuentes, o escritório está preparado para auxiliar nas defesas e impugnações, sempre com o objetivo de neutralizar ou mitigar os prejuízos decorrentes destas situações.

Solicitar consultoria

CONTATO

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Especializado em Comércio Exterior, com larga experiência nas áreas jurídicas relacionadas ao Direito Aduaneiro, Direito Tributário e Contratos Internacionais, o escritório funciona num modelo de advocacia sob medida, unindo o talento, qualificação e expertise de seus profissionais com a especialidade de suas áreas de atuação, para oferecer atendimento personalizado e proporcionar soluções jurídicas criativas para as necessidades específicas de seus clientes.

O escritório está apto a auxiliar seus clientes em todo gênero de necessidades jurídicas próprias da área Aduaneira.

A atuação na área do Direito Tributário é essencial ao bom desempenho da atividade empresarial, especialmente no âmbito do comércio exterior.

Com ampla experiência na realização de Contratos Internacionais, oferece assessoria para formulação, análise e negociação.

Estritamente relacionado ao direito aduaneiro e ao comércio exterior, o direito regulatório insere-se no serviço de assessoria prestado pelo escritório.

Nessa área, o escritório oferece os serviços de acompanhamento e defesa em ilícitos penais relacionados ao direito tributário e à ordem econômica.

Ínsito ao direito tributário, o compliance, consiste na situação da empresa estar em conformidade com suas obrigações tributárias e fiscais.

O Trade Compliance constitui a aplicação do compliance nas atividades de comércio exterior desenvolvidas pela empresa, prezando por sua boa reputação. Permite otimizar e padronizar procedimentos, além de proporcionar uma série de vantagens.

BLUMENAU

Rua Dr. Léo de Carvalho, 74 – 7º Andar – Sala 707 Edifício Ibiza Trade & Financial Center
Velha Blumenau/SC – CEP 89036-239 Fone: +55 (47) 3209-2200

SÃO PAULO

Av. Nove de Julho, 4939 – 115 – Jardim Paulista
São Paulo/SP, CEP 01407-100
Fone: + 55 (11) 98732-0294

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter