Trade Compliance

Por meio dos programas de compliance, além da conformidade com o cumprimento de obrigações, a empresa demonstra a voluntariedade desta conformidade, de acordo com seus princípios éticos e cultura organizacional.

A dinâmica das atividades aduaneiras no Brasil, dada a quantidade e forma da legislação e dos incontáveis atos normativos expedidos tanto pela Receita Federal quanto pelos órgãos intervenientes, além dos recentes procedimentos de informatização dos sistemas, exige das empresas que atuam no comércio exterior um alto nível de dedicação. O que nem sempre é fácil.

A burocracia inerente às operações de importação e exportação é terreno fértil para a ocorrência de erros. Nesse contexto, o chamado Trade Compliance constitui a aplicação do compliance nas atividades de comércio exterior desenvolvidas pela empresa, prezando por sua boa reputação.

Desenvolver o Trade Compliance, permite otimizar e padronizar os procedimentos, proporcionando uma série de vantagens, dentre as quais se destacam:

Redução de Custos e do Lead Time

Minimização de Riscos

Ganho de Competitividade

Aceleração de Operações

Fruição de Benefícios Fiscais e Logísticos

Evita a Instauração de Procedimentos de Fiscalização e Aplicação de Penalidades Aduaneiras

Melhora dos Resultados da Empresa