Direito Aduaneiro e Comércio Exterior
O escritório está apto a auxiliar seus clientes em todo gênero de necessidades jurídicas próprias da área Aduaneira, nas esferas administrativa e judicial, oferecendo soluções eficazes e dinâmicas para o sucesso de seus clientes nas atividades de importação e comércio exterior.
O dinamismo inerente ao comércio exterior e sua rápida e constante modificação não são compatíveis com a complexidade e toda a burocracia envolvida em operações de importação e exportação no Brasil, especialmente em suas relações com a aduana.
Assessoria Aduaneira
Benefícios Fiscais – Imposto de Importação e ICMS
avaliação da possibilidade de obtenção de benefícios fiscais relacionados ao imposto de importação, como ex-tarifário, e ao ICMS, como diferimento do imposto no desembaraço aduaneiro e redução da alíquota na saída ou venda da mercadoria, concedido por alguns estados, como Santa Catarina, Rondônia e Alagoas.
Programa OEA
Análise de viabilidade da realização do procedimento de certificação da empresa no Programa Brasileiro do Operador Econômico Autorizado – OEA, nas modalidades segurança e conformidade, cuja obtenção proporciona diversas vantagens nas operações de importação, exportação e comércio exterior.
Regimes Aduaneiros Especiais
Drawback, Entreposto Aduaneiro, Admissão Temporária, Recof-SPED, dentre outros, são regimes aduaneiros especiais que a empresa pode fazer uso e que representam grandes vantagens econômicas e de ganho de competitividade.
Mandados de Segurança para Liberação de Mercadorias
Ágil proposição de medidas judiciais para evitar arbítrios no procedimento de despacho aduaneiro, agilizando o desembaraço aduaneiro e evitando a retenção indevida de mercadorias.
Defesas e Impugnações à Autos de Infração
Respostas à Fiscalização Aduaneira e Manifestações de Inconformidade
A assessoria jurídica especializada na área aduaneira propicia maior efetividade na atuação perante a Receita Federal e demais órgãos intervenientes, como ANVISA, MAPA e DECEX. Considerando a rapidez com que ocorrem as operações de importação e a progressividade dos custos gerados pela indesejada demora nos procedimentos de licenciamento e despacho aduaneiro, sobretudo com despesas de armazenagem e sobreestadia de containers (demurrage), a oportunidade de resolver impasses administrativamente não pode ser desperdiçada. A correta análise jurídica na preparação de peças administrativas, além de efetividade, permite evitar prejuízos.