Decisões reconhecem o direito dos importadores de classificar o Whey Protein sabor chocolate na subposição 2106.10.00 da NCM

composicao-escura-de-chocolate-com-espaco-de-copia

No âmbito da classificação fiscal, há decisões recentes que têm reconhecido o direito dos importadores de classificar o suplemento Whey Protein sabor chocolate na subposição 2106.10.00 da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).

Um exemplo notável é a ação patrocinada pelo escritório Gilli Basile Advogados, na qual o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) decidiu que não seria correto classificar esses tipos de suplementos alimentares na NCM 1806.90.00, uma vez que não possuem a quantidade mínima de 25% de cacau para serem considerados como “chocolate”.

Nesse contexto, o Tribunal chegou à conclusão de que a base de composição do produto é o concentrado proteico do soro do leite em pó, enfatizando que a adição de cacau em pó não altera sua finalidade de uso nem sua forma de apresentação como suplemento alimentar.

Portanto, a quantidade mínima de cacau na sua composição não é característica essencial, sendo fundamental que a classificação específica do produto prevaleça sobre a classificação mais genérica.

Assim, a decisão reconheceu que a NCM 2106.10.00 é classificação mais específica, já que trata dos concentrados de proteína e, portanto, prevalece sobre a mais genérica 1806.90.00, relacionada a outras preparações alimentícias que contenham cacau.

A vantagem da correta classificação fiscal é a redução de impostos, resultando em uma economia considerável para os importadores, conforme demonstra-se na tabela abaixo:

NCMALÍQUOTA IPIALÍQUOTA II
2106.10.000%11,2%
1806.90.003,25%16%

Dessa forma, é possível obter uma vantagem fiscal significativa, podendo reduzir em até 5% o Imposto de Importação (II) e até 3,25% o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Ficou com alguma dúvida?

Por Alícia Bremer e Gabriela Buzzi de Borba.

Translate »

Missão

Oferecer trabalhos com alto padrão de qualidade e soluções jurídicas personalizadas para as necessidades específicas de seus clientes e objetivando garantir segurança e oportunizar melhores resultados.

Visão

Permanecer como referência jurídica nas áreas aduaneira e tributária e ser reconhecido pela qualidade, excelência e efetividade dos trabalhos realizados.

Valores

  • Excelência Jurídica
  • Competência Técnica
  • Integridade e Ética
  • Comprometimento
  • Responsabilidade
  • Atendimento Personalizado